Como contribuir para um mundo mais sustentável?

 

Engana-se quem pensa que demanda muito esforço ou tempo contribuir para um mundo melhor. Ou então, que pequenas mudanças não farão diferença, ou ainda que não precisamos nos envolver porque existem empresas e ONG’s cuidando disso.

A responsabilidade é de cada um de nós!

Nosso planeta mais do que nunca implora por ajuda. E é dever nosso, ser agente de mudança.

Eu mudo, você muda, o mundo muda!

 
Mas como começar?

Como sempre falamos aqui, nada precisa ser radical. Querer mudar a vida da noite para o dia pode resultar numa experiência negativa e frustrante. Um processo gradativo tem muito mais chances de dar certo. 

Então, comece! Abra-se para o novo, sinta a mudança acontecendo, e perceba que é possível levar uma vida mais consciente e conectada com o planeta.

Por isso, separamos algumas dicas simples, que podem ser incorporadas no seu dia a dia  e fazer uma grande diferença para o planeta!

  • Recuse canudos: a matéria-prima dos canudos não é biodegradável e eles demoram até mil anos para se decompor. Além de poluírem os oceanos, boa parte desse material, ao se desintegrar em partes menores, termina na cadeia alimentar dos peixes e tartarugas, resultando na morte de diversas espécies marinhas. Pense: eles são dispensáveis, mas se ainda assim você gosta dessa opção, já existe no mercado canudos reutilizáveis de vidro, bambu ou inox.
  • Reduza o uso de plásticos: quase tudo tem plástico. Mas podemos reduzir o consumo sempre que possível e reciclar também! Podemos comprar a granel e levar nosso pote de vidro de casa, utilizar sacolas que possam ser reutilizáveis para as compras (como ecobag), dispensar sacolas plásticas para as frutas e verduras no mercado e evitar alimentos prontos e industrializados que muitas vezes tem plástico dentro de plástico. Reaproveitar embalagens e trocar copos e outros itens descartáveis por reutilizáveis.
  • Evite o desperdício de água: deixe a torneira fechada enquanto lava a louça ou escova os dentes. Não demore no banho, etc. A economia de água também gera economia de energia que é usada no processo de tratamento da água.
  • Aproveite o lixo orgânico para compostagem e não desperdice alimentos, seja criativo com as cascas dos alimentos que são altamente nutritivas e podem ser usadas em diversas receitas.
  • Recicle: separe o lixo reciclável e fique atento aos dias de coleta de lixo reciclável na sua cidade.
  • Economize energia: desligue as luzes quando não estiver usando, tire aparelhos da tomada, feche todas as portas e janelas quando ligar o ar condicionado.
  • Reduza ou elimine o consumo de carne. O alto consumo de carne hoje é responsável por grandes impactos causados no ecossistema e uso de excessivo de recursos naturais. Quanto maior o consumo de vegetais, mais os animais são poupados e o gasto e os impactos com a criação também diminui.
  • Opte por produtos biodegradáveis que não poluem o meio ambiente com microplásticos e nanoplásticos.
  • Troque a esponja sintética por bucha vegetal. A esponja sintética não é biodegradável. Além disso, a bucha vegetal não risca as panelas e é um ótimo esfoliante natural para a pele.
  • Se questione: quem fez suas roupas, seus itens de consumo. Pesquise e opte por empresas realmente preocupadas com o meio ambiente e que não realizam testes em animais.
  • Monte um kit básico 🙂 Copo e sacola reutilizável, e o que mais for possível para sair de casa.
  • E por fim, use a tecnologia a seu favor: pesquise mais sobre o tema, como reaproveitar “tal coisa”, descubra novas práticas e ajude a estimular o consumo consciente.

wordpress

Comece aos poucos, e daqui a pouco suas escolhas serão conscientes naturalmente.

Mas cuidado! Esse é um caminho apaixonante e sem volta 🙂

 

Deixe um comentário