Porque usar canudos reutilizáveis?

Já dizia Marina Silva, “O custo do cuidado é sempre menor do que o custo do reparo.”

Segundo a Revista Galileu, os primeiros canudos que surgiram eram feitos de ouro e similares à uma bomba de chimarrão.

Mais tarde surgiram os canudos descartáveis de papel, e em 1950 surgiram os canudos descartáveis de plástico. Esses de plástico, vieram como algo prático, higiênico e revolucionário e hoje são um  problema ambiental muito sério.

 

Qual o impacto?

Canudos e outros descartáveis poluem as águas, matam animais marinhos e aves e prejudicam a saúde humana também. Toda uma cadeia alimentar é vítima dos plásticos que contaminam a água: peixes e outros animais comem, se engasgam, enroscam no plástico e no micro plástico.

Os canudos têm uma grande contribuição no lixo plástico encontrado na natureza. Do aterro para os rios, dos rios para o mar. Eles  estão entre os primeiros cinco resíduos poluentes que mais encontramos nestes lugares.

Para diminuir esse impacto, já podemos ver uma grande onda de mobilizações acontecendo mundo afora, inclusive aqui no Brasil, mexendo até nas legislações. Isso é bom!

 

Como podemos ser agentes de mudança?

E nós também podemos fazer nossa parte, levando nosso kit de reutilizáveis na bolsa/mochila, dispensando o uso de descartáveis na rua e reutilizando embalagens em casa, como já falamos aqui outras vezes.

Trazendo meu relato pessoal, tudo é hábito. Anos atrás, eu nem imaginava o tamanho desse problema, tampouco pensava duas vezes antes de usar itens descartáveis. Lembro que, desde minha infância minha mãe tinha o hábito de reaproveitar potinhos, sacolas e até descartáveis e eu achava engraçado. Olha só!

Há um tempo atrás, falei que hoje eu entendia ela e que, como sempre, ela estava certa! rs

Como mudei meus hábitos? Hoje, antes de sair de casa penso em tudo que posso precisar, principalmente em dias de entrega que são super corridos, separo minha água, frutas, meu kit com caneca, canudo e guardanapo. Eles ocupam pouco espaço e fazem uma grande diferença! Para completar, me sinto mega feliz por isso.

 

Se você se identificou com isso e quer iniciar essa mudança também, então acessa nosso site que tem um kit para chamar de seu!

kit escova + canudo BLOG

Deixe um comentário